Noticias


QUARTA-FEIRA, 8 DE FEVEREIRO DE 2012

Logomarcada da JMJ RIO2013 é fruto da fé e da oração de um jovem


"Foi uma atitude de fé participar desse concurso", afirmou o jovem Gustavo Huguenin, 25 anos, criador da logomarca vencedora da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. A partir de hoje, seu trabalho estará espalhado nos quatro cantos do mundo.

À primeira vista uma pessoa tímida e aparentando um misto de ansiedade e expectativa. Assim chegou Gustavo ao Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013. Quando recebera o telefonema, ele foi informado apenas de que deveria ir ao Rio em função do concurso, mas sem saber que era o vencedor.

"Vinha carregando uma certa esperança de ficar entre os finalistas.  Quase não consegui participar. Enviei meu trabalho no último dia, mas pra mim havia sido tão forte aquela criação que fiz de tudo, parei, corri o que foi possível para não perder essa oportunidade e acabei surpreendido com a notícia de que havia vencido. Fui escolhido com a graça de Deus", afirmou Gustavo.

Natural do município de Cantagalo, região serrana do estado do Rio de Janeiro, o jovem frequenta a paróquia Santíssimo Sacramento, da diocese de Nova Friburgo. Formado em Design Gráfico pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), ele trabalha como designer gráfico e webdesigner em um escritório próprio.

"Para mim é alegria imensa saber que o meu trabalho vai ser usado no maior evento católico do mundo, ainda mais com Santo Padre, e que essa imagem estará associada ao encontro pessoal que os jovens do mundo inteiro terão com Jesus Cristo na JMJ Rio2013", destacou o designer.

De formação católica desde a infância, ele participa de grupo de oração da Renovação Carismática Católica (RCC) desde os 19 anos. É Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão e faz parte do setor de Comunicação da RCC nacional. "Fui conhecendo e podendo amar mais a Igreja através da Renovação. Posso servir ao Senhor através deste movimento e das equipes pastorais da Igreja", ressaltou.


Gustavo, que nunca participou de uma Jornada, disse que acompanhou a JMJ em Madrid, ao vivo através da internet. "Tinha um desejo muito grande de estar envolvido nisso como jovem católico. Quando foi anunciado que a Jornada seria no Rio, comecei a pensar que poderia haver um concurso que pudesse participar, e poucos dias depois ele abriu. Já estava com essa esperança. Acompanhei os meios oficiais, através do site da JMJ, e trouxe em meu coração esse desejo do que eu poderia fazer algo", lembrou.

Para Gustavo, era como um sonho: "Da forma como costumo fazer o trabalho com o uso de imagem para a Igreja, foi a maneira como construí o desenho. Na Igreja temos que colocar espiritualidade nas imagens que apresentamos. O modo como o mundo mostra alguma coisa, aquilo tem que ser apenas belo, mas na nossa maneira tem que ter conteúdo, carregar o significado da nossa fé".

Gustavo recordou que, antes de começar a desenhar, leu o capítulo todo do Evangelho de Mateus, de onde foi tirado o lema da JMJ Rio2013 "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28, 19) e meditou para, a partir daquela palavra, buscar inspirações para a imagem.

"Nessa passagem vemos que Jesus foi se encontrar com os discípulos numa montanha. Então, já de início, não saía da minha cabeça a ideia do Cristo Redentor - Jesus que está numa montanha. Além de ser o símbolo universal do Rio de Janeiro, tem tudo haver com o tema. Primeiro, no processo de criação, coloco o conceito que deve ser transmitido. Deveria ter a figura de Jesus, a figura do discípulo e talvez alguma referência às nações. Essas três palavras, se pudessem ser transmitidas graficamente, seriam essenciais. O Cristo consegui passar através do cristo redentor, o discípulo está representado através do coração, pois o discípulo é aquele que carrega Jesus no coração, e as nações representadas através das formas que lembram o Rio de Janeiro, que naquele momento será o coração do mundo para os jovens,  acolhendo-os  na referência da montanha e do mar", concluiu.

Fonte: JMJ RIO2013




QUINTA-FEIRA, 26 DE JANEIRO DE 2012


Arquidiocese de Florianópolis no ENF 2012


Equipe de estrutura do ENF 2012 é da Arquidiocese

Entre os dias 25 e 30 de janeiro, mais de quatro mil líderes da Renovação Carismática Católica do Brasil estarão reunidos em Lorena/SP para o Encontro Nacional de Formação. De Santa Catarina, cinco caravanas partiram do Estado a noite de terça-feira para a região do Vale do Paraíba.

A Arquidiocese de Florianópolis participa do ENF com dois ônibus de 44 lugares, que sairam das Comarcas de Itajaí e Estreito. Além dos participantes, cerca de 40 pessoas da arquidiocese foram ao ENF para servir nas mais diversas equipes de serviço, como comunicação, equipe de estrutura e do Ministério de Música Amados do Eterno.

O Ministério de Comunicação Social da RCC Santa Catarina está atualizando o seu perfil no facebook com as atualizações direto de Lorena/SP. Para acompanhar é necessário possuir conta na rede social. Acesse: www.facebook.com/rccsc.

O evento está sendo transmitido por Web TV e Web Rádio da RCC Brasil. Acesse o site do evento e fique por dentro de todas as notícias, fotos e vídeos: http://www.encontro.rccbrasil.org.br/


Ministério de Comunicação Social
Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Florianópolis



SEGUNDA-FEIRA, 9 DE JANEIRO DE 2012


O desafio foi completo! 10 mil Grupos de Oração cadastrados

O desafio foi lançado no dia 24 de novembro: 10 mil Grupos de Oração até o ENF. E neste domingo, dia 8, conseguimos completá-lo! Dessa forma, temos a expectativa de termos cadastrado metade dos Grupos da RCC existentes no Brasil. O Grupo de número 10 mil é o GO Luz das Famílias, de Nova Rezende/MG.
Em 44 dias, conseguimos cadastrar os aproximadamente 200 GO que faltavam para chegarmos aos 10 mil. Agradecemos aos Coordenadores de GO que se mobilizaram e aceitaram nosso desafio! Sejam bem-vindos a essa grande rede de comunhão e comunicação, proporcionada pelo Cadastro Nacional de Grupos de Oração.
Saiba o que é o Sistema de Cadastro Nacional

Há alguns anos atrás, foi feito um levantamento junto às coordenações locais e estimou-se a existência de 20 mil Grupos de Oração no Brasil. Depois de algum tempo surgiu á idéia de fazermos o desafio já que tínhamos menos da metade desses GO em nosso Sistema Nacional de Cadastros de Grupos de Oração.
O objetivo do cadastro é conhecermos os coordenadores de grupos e a realidade de cada grupo para podermos melhor informar a todos sobre as atividades da RCCBRASIL.

Depois desta etapa dos 10 mil cadastrados, pretendemos chegar aos 20 mil. Todos os nossos grupos têm que estar cadastrados, só assim eles receberão os boletins informativos com notícias relevantes à vida do GO e que sempre auxiliam na caminhada direta de cada um deles. Além disso, o GO que se dispor a contribuir mensalmente com a Renovação Carismática Católica, recebe bimestralmente, a Revista Renovação, o maior veículo de comunicação que temos hoje dentro do nosso movimento.

Fonte: RCC Brasil




SEXTA-FEIRA, 30 DE DEZEMBRO DE 2011

Alimento para a alma e para o corpo

Alimento para a alma e para o corpo
 O Jesus no Litoral exige muito da capacidade física dos missionários. São quilômetros andados sob sol forte, músicas cantadas a toda voz, muita alegria para motivar e contagiar os veranistas e moradores do Baln. Arroio do Silva. Ainda precisa sobrar pique para as conversas, partilhas e animações. E haja comida para suprir todas essas necessidades típicas da juventude sentinela!
Liderada pelo casal Fátima e Vitor, do Grupo de Oração Santa Teresinha, e formada por mais seis servos desse mesmo grupo, a equipe dos cozinheiros do JNL encaram a missão de alimentar mais de 400 bocas pelo segundo ano de projeto. Massoterapeuta, Fátima afirma que cozinhar é seu hobby. “Faz cinco anos que participo da RCC e já ajudei na cozinha de muitos retiros, inclusive no retiro de Carnaval de Criciúma, o Vinde e Vede”, conta.
Em quatro dias, estima-se que serão consumidos 50 quilos de arroz, 50 quilos de carne, além de uma mesa farta de bolos e pães nos cafés da manhã, massas e muita salada. Entre as bebidas, cerca de 250 litros de suco, além do refrigerante e da água.

Fonte: http://www.jesusnolitoral.com.br


TERÇA-FEIRA, 20 DE DEZEMBRO DE 2011


A espera do Jesus no Litoral


Mais um ano de muita espera e expectativa e, enfim, chegou a hora. A terceira edição do projeto missionário Jesus no Litoral (JNL), contará com a participação de mais de 350 jovens de todo o Estado. O encontro das dez dioceses acontecerá em Balneário Arroio do Silva, nos dias 29, 30 e 31 de dezembro de 2011 e 1º de janeiro de 2012.

De acordo com Maikel Ronqui, atual coordenador do Ministério Jovem (MJ) de Santa Catarina, o projeto pede mais participantes a cada edição. “A cada projeto de missão vemos a juventude de nosso Estado sentir o ardor missionário e esse ardor contagia os que ainda não tiveram essa experiência e os faz buscar formação, o que tem contribuído e muito na maturidade dos nossos jovens”, destacou.

O JNL nasceu no Paraná. Em Santa Catarina, o projeto iniciou em 2009, onde 100 jovens participaram. Em 2010, foram 250 e, agora, serão mais de 350 missionários, 35 de cada diocese. Dentre as dioceses, está a de Chapecó, que, apesar da distância de mais de 600 quilômetros do local do evento, já organiza tudo para não perder a oportunidade de participar. “Já estamos organizando tudo: inscrições, documentação e transporte para nossos jovens participarem desta obra de Deus que é o Jesus no Litoral”, comentou a coordenadora diocesana da RCC Chapecó, Marta Frizon.

A programação do JNL envolverá celebrações da Santa Missa, visitas às casas e abordagens nas praias, além de uma Missa que será realizada na praia na virada do ano. Para obter mais informações sobre o JNL 2011/2012, fique ligado no blog do MJ e nas informações passadas pelo seu coordenador diocesano do MJ.


Fonte: Blog do Ministério Jovem de Santa Catarina



DOMINGO, 18 DE DEZEMBRO DE 2011


Jesus na Ilha: No ar, fotos do luau de sábado a noite




Ministério de Comunicação Social
Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Florianópolis













sábado, 17 de dezembro de 2011

Começa o Jesus na Ilha

Mais de 200 jovens da Arquidiocese de Florianópolis farão parte do projeto missionário da Renovação Carismática Católica: Jesus na Ilha. Nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, os jovens participantes de Grupos de Oração da RCC estarão na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras, para anunciar o amor de Deus aos moradores, veranistas e visitantes da famosa praia do Norte da Ilha de Santa Catarina.

O primeiro dia da missão deixou um gostinho de quero mais nos missionários. Depois de muita animação, todos tiveram um momento de oração e reflexão a partir do primeiro capítulo do livro "Sentinelas da Manhã", lançado pela RCC Brasil com as moções do Ministério Jovem neste novo tempo para a juventude brasileira. Para conduzir este momento, foi convidado o atual coordenador da RCC na Comarca do Estreito (e coordenador eleito para 2011/2012 na Comarca de Biguaçu), Luís Carlos Coelho.

Amanhã, sábado e segundo dia do projeto, os missionários passarão por momentos de oração e de formação antes de serem enviados pela Santa Igreja para anunciar a Boa Nova pelas ruas e areias do Balneário. O envio será especial, feito através das mãos do bispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ.

Aqueles que chegaram para a missão na sexta-feira foram divididos em dois grupos no alojamento. Os menores de 18 anos foram acolhidos nas casas de famílias da comunidade, enquanto os mais velhos foram hospedados em duas pousadas próximas a Igreja Matriz da Paróquia.

Clique aqui para ver mais fotos do primeiro dia do Jesus na Ilha.


Confira a programação do dia

07h00 Saída das hospedagens para o local do encontro

07h30 Oração pelos alimentos e café da manhã
08h30 Animação + Batismo no Espírito Santo
09h00 Oração
09h30 Formação
10h30 Avisos e Coffee-break
11h00 Animação + breve oração
11h20 Formação
13h00 Oração pelos alimentos e almoço

14h00 Animação
14h20 Oração
14h50 Ensaio para a missão (treino prático)
15h20 Envio com o Bispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson
15h50 Organização das equipes e saída para a missão
16h00 Missão na Praia
17h30 Voltar para o local “base” da missão
17h45 Intervalo para partilha
18h00 Oração pelos alimentos e café da tarde
18h30 Retornar às hospedagens para banho

20h00 Louvor Jovem (Grupo de Oração com os evangelizados que foram convidados na praia)
22h30 Encerramento e saída para as hospedagens

Ministério de Comunicação Social
Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Florianópolis